sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Novena Contra Depressão - Segundo Dia

(Reze a oração para todos os dias.)

Dando o perdão

Oração do 2º dia.


Mãe querida, neste 2º dia da novena, venho filialmente pedir tua intercessão. Tu és a Mãe Três Vezes Admirável. Eu me sinto mil vezes miserável, mas estou confiante no teu poder intercessor e na tua bondade maternal.

Sei que no teu Santuário tens três graças especiais para dar a teus filhos: a graça da transformação interior, do abrigo espiritual e da fecundidade apostólica. Preciso, Mãe, sentir o teu abrigo protetor, pois a depressão me dá a sensação de total desproteção. Sinto-me frágil, só, desanimado, com medo. Preciso que haja uma mudança radical em mim, uma transformação. Só assim. Poderei sentir-me útil, com segurança e tudo o que eu fizer será fecundado com a graça de Deus.


Mãe, hoje quero, sinceramente e com o coração aberto, perdoar meus semelhantes para poder merecer o perdão deles e de Deus. Teu Filho falou: “O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles”, (Lucas 6, 31).

Sei, Mãe Santíssima, que a falta de perdão acumulada no meu coração é uma das causas da depressão que sinto. Pode ser, Mãe, que meu coração tenha sido marcado desde a minha infância, talvez até a vida intrauterina, por rejeição, desamor, incompreensão. Há vivência que não recordo conscientemente, mas que ficaram com certeza, gravadas no meu subconsciente. Há outras das quais me recordo muito bem e me marcam ainda hoje, sinto-as profundamente.


Preciso me libertar, Mãe, de tudo aquilo que fui guardando em mim... as lembranças negativas da infância, no meu lar, na escola, no bairro. Preciso me libertar das mágoas que guardei das pessoas que me fizeram sofrer, que foram injustas comigo, que me acusaram sem eu ter culpa, que me ofenderam, que me maltrataram, que me desrespeitaram, que não me aceitaram do jeito que sou. Mãe, ajuda-me a perdoar àqueles que me fizeram criar complexos e traumas.


Mãe, ajuda-me a aprender a amar mais, a começar por mim. Que eu saiba amar a pessoa que sou, aceitando-me perdoando-me... ajuda-me, Mãe, a não transferir para os outros as minhas responsabilidades. Quero sim, Mãe, tomar minha cruz e seguir firme e vitorioso no caminho do teu Filho Jesus.


Preciso, Mãe, para sair deste sofrimento, desta depressão, purificar meu coração. Minha alma. Reconheço que muitas doenças têm suas raízes no pecado. Como diz claramente o Salmo 106 no versículo 17 ... “Outros, enfermos por causa de seu mau proceder, eram feridos por causa de seus pecados... Em sua angústia clamaram, então, para o Senhor”.


Seguindo os ensinamentos de teu Filho Jesus, que nos diz: ”amai vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem” (Mateus 5,44). Quero, hoje, rezar por todos que me maltrataram de um jeito ou de outro e mais ainda, quero perdoar a todos. É difícil, Mãe. Há marcas, há cicatrizes bem profundas. Preciso de tua ajuda. Vem, Mãe, vem me ajudar a perdoar. Preciso de tua cura. Preciso me libertar. Sei que preciso curar primeiro minha alma pecadora. Preciso, Mãe, libertar-me da falta de perdão que também me atinge. Preciso saber perdoar. Preciso saber amar. Transforma-me, Mãe!

Contigo, Mãe, quero rezar a Deus com a palavra do salmista: “Voltai-vos para mim mostrai me vossa misericórdia, como fazeis sempre com os que amam o vosso nome” (Salmo 118,132).

Pai-Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Passo concreto:
Reze hoje pelas pessoas que magoaram você. Perdoe-as no seu coração.
Reze por você e se perdoe.

Nenhum comentário: