segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Novena Contra Depressão - Quinto Dia

(Reze a oração para todos os dias.)
Quero alegrar-me em Deus

Oração do 5º dia.

Mãe querida, neste 5º dia de novena, venho me unir a ti para pedirmos juntos ao Pai a cura da minha tristeza profunda, da minha depressão.
Muitas vezes, Mãe, eu sinto que a depressão me leva a isolar-me das pessoas, até mesmo das mais queridas.

Ajuda-me, Mãe! Não tenho gosto de assumir compromissos. Até as coisas que mais gostava de fazer não me atraem mais. Estou sem vontade, sem ânimo, sem vigor físico, mental e espiritual.

Preciso da tua ajuda, Mãe! Aqui, contigo, quero ler agora um conselho de São Paulo dado aos Filipenses e te pedir que eu possa seguir, hoje, esse conselho:

“Alegrai-vos sempre no Senhor: Repito, alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens vossa bondade. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vosso corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 4 –7).

Mãe, que a Paz do Teu Filho guarde realmente o meu coração e os meus pensamentos. Mãe, que a alegria, que vem do Teu Filho, transborde no meu coração, chegue ao meu corpo, contagie minha mente e vibre no meu espírito. Que todos, a começar por mim, possam sentir, mediante tua intercessão amável, os benefícios do amor e da graça de Teu Filho.

Ajuda-me Mãe, abrigando-me sob teu mento, fazendo-me sentir tua presença materna, ajuda-me a não me inquietar com nada. Que eu saiba ,antes de tudo, apresentar a Deus minhas preocupações. Ensina-me a rezar, a pedir e agradecer.

Mãe, se, às vezes, duvidei ou duvido do poder de Jesus e no desespero procuro em outros caminhos a solução para meus problemas, peço perdão. Peço-te, Mãe, que me ajudes a não me desviar do caminho que é Jesus. Peço-te que seja só a luz de Jesus que me venha iluminar hoje e sempre.

Peço perdão pela minha falta de fé e de confiança naquele que tudo pode. Sei que na Sua misericórdia Deus me compreende e me perdoa.

Mãe, não quero mergulhar na tristeza. A palavra de Deus me pede para cultivar a alegria quando diz: “Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração do homem é um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida. Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade” (Eclesiástico 30, 21 – 24).

Mãe, obrigado por orar comigo ao Pai. Obrigado por me abrigar no teu coração. Obrigado, Mãe. Preciso muito de ti.

Pai-Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.


Passo concreto:

Escreva uma lista das coisas boas que aconteceram na sua vida. Comece pelo ar que respiramos. Diante da Mãe e Rainha, com sua vela acesa, diga baixinho 10 vezes: “Que o amor e a graça de Deus habite em mim”.

Nenhum comentário: