domingo, 14 de fevereiro de 2010

Novena Contra Depressão - Quarto Dia

(Reze a oração para todos os dias.)

Qual a medida de minha tristeza?

Oração do 4º dia.

Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável, é o 4º dia da novena pedindo cura da depressão. Também hoje me ajoelho em espírito no teu Santuário. Venho renovar minha fé e confiança no teu poder de intercessão junto a Deus.

No teu Santuário, estás presente distribuindo as graças e bênçãos de Deus. Uma graça especial que tens para dar a todos os teus devotos é a graça do abrigo.

Quanto precisamos, Mãe, desta graça. Vivemos num mundo tão complicado, tão perigoso... sentimo-nos desabrigados e somos tomados pelo medo. Os problemas e as dificuldades que tenho que enfrentar no meu dia-a-dia me levam, Mãe, a uma tristeza muito grande. Sei que é o acúmulo dessas tristezas que se vão juntando, uma das grandes causas da minha depressão. Não quero, Mãe, viver constantemente triste. Preciso sair desse túnel escuro. Preciso sentir que sob tua proteção, sob teu olhar materno, vou superar os meus problemas. Quero confiar mais e mais no teu Filho Jesus. O que Ele disse aos seus apóstolos, quero ouvir agora, acreditando que Ele está falando para mim: “Agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria” (João 16,22).

Mãe querida, pede a Jesus por mim, pede a Ele que aumente minha fé. Mãe, muitas vezes perco a medida certa das dificuldades e vejo-as bem maiores do que são. Eu valorizo a sombra, a noite escura e seus temores e me esqueço da luz. Hoje, eu peço, Mãe, inunda meu ser da luz da vida, a luz que é Teu Filho Jesus. Faz com que eu O deixe entrar na minha vida, iluminando-me plenamente. Aumenta e fortalece a minha fé. Que eu não me esqueça nunca das palavras de Teu Filho: “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8,12).

Mãe, às vezes, sinto medo de tudo e de todos. Vivo me assustando. Sinto insegurança. Acho que nada vai dar certo. Não acredito mais nas pessoas, até nas mais próximas. Desconfio de todos e de tudo. Tudo me causa angústia.

Tenho que clamar a Teu Filho com as palavras do salmista: “Tende piedade de mim, Senhor, porque vivo atribulado, de tristeza definham meus olhos, minha alma e minhas entranhas. Realmente minha vida se consome em amargura e meus anos em gemidos. Minhas forças se esgotam na aflição” (Salmo 30, 10-11).

Mãe, eu sei que Deus pode tudo. Sei que Ele pode dar-me a graça de tirar proveito até dessa tristeza que sinto. São Paulo escreveu aos Coríntios dizendo que se alegrassem com a tristeza que eles estavam vivendo, porque aquela tristeza os levou à penitência e que a tristeza, segundo Deus, produz o arrependimento salutar, enquanto a tristeza do mundo produz a morte (2 Coríntios 7,10).

Mãe, que minhas tristezas de hoje me levem, sim, à penitência, à mudança de vida. Que eu me arrependa dos males que cometi e cometo. Ajuda-me, Mãe, a conhecer melhor o rosto amável de Deus com essa situação pela qual estou passando.

Mãe, teu Filho Jesus vem em meu favor e consola-me com estas palavras: “Até agora não pediste nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja perfeita” (João 16,24).

Pai, em nome de Jesus, eu te peço: tira de mim a tristeza, cura minha depressão! Em nome de Jesus, por intercessão de Maria. Cura-me, Senhor!

Pai-Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Passo concreto:

Procure pensar nos motivos de suas tristezas. São motivos relevantes ou são pequenos problemas?
Acenda uma vela e peça a luz de Deus para sua vida.

http://www.maeperegrina.org.br/artigos/novena/quarto%20dia.htm

Nenhum comentário: