quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Novena Contra Depressão - Primeiro Dia

1º Dia


Reze a oração para todos os dias.

Reconhecendo o pecado

Oração do 1º dia.

Mãe querida, neste primeiro dia da novena, peço a cura da depressão. Venho confiante a ti e como o salmista quero dizer: “As minhas culpas não te são ocultas” (Salmo 68, 6). “Salvai-me, ó Deus, porque as águas me vão submergir. Estou imerso num abismo de lodo... já cansado de tanto gritar, enrouqueceu-me a garganta” (Salmo 68, 2-4).

Sim, sinto as dolorosas manifestações deste mal. A depressão me tomou o corpo, a mente e a alma. Também sinto o peso de meus pecados por isso quero aqui pedir perdão sincero. Vivo muitas vezes me remoendo pelo remorso.

Esqueço que Deus é um Pai amoroso e de misericórdia e que sabe e pode tratar minha miséria com todo o amor de seu coração. O remorso me angustia. Preciso acreditar na bondade e no perdão de Deus e me libertar interiormente.

Peço perdão ao Pai, querida Mãe, por nem sempre ter vivido na intimidade com Ele. Não rezei... não comunguei... não valorizei as coisas espirituais... talvez até ridicularizei.

Peço perdão ao Pai, querida Mãe, por todas as vezes que vivi egoisticamente pensando só em mim, só no meu bem-estar. Perdão pela falta de pureza no corpo, na mente e na alma. Perdão por todo sentimento negativo que senti por alguém... sentimento de vingança, raiva, ódio e rancor.

Perdão pelo meu orgulho que não deixou pedir perdão. Perdão pela minha auto-suficiência. Perdão se vivi remoendo mágoas, frustrações, angústias...

Quero agora Mãe, pedindo a graça da transformação, clamar com o salmista:”Vossa palavra é um facho que ilumina meus passos. É uma luz em meu caminho. Faço juramento e me obrigo a guardar os vossos justos decretos. Estou extremamente aflito, Senhor, conservai-me a vida como prometeste. Aceitai, Senhor, a oferenda da minha promessa e ensinai-me as vossas ordens” (Salmo 118, 105-108).

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai (Estas orações estão escritas no final da apresentação).

Passo Concreto: Faça um exame de consciência e veja onde mais você ofendeu a Deus. Peça perdão no seu coração e reze o “Ato de contrição”: “Meu bom Jesus, que morrestes na cruz para me salvar, perdoai todos os meus pecados porque deles me arrependo e não quero mais pecar. Amém”.

Fonte: http://www.maeperegrina.org.br/artigos/novena/primeiro%20dia.htm

Nenhum comentário: